quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Versos perdidos, alguns "easter eggs" musicais.

É bem comum encontrar por ai o argumento de que escutar música em língua estrangeira poderá fazer com que você, quem não tem muita intimidade com o idioma, acabe declamando bobagens como se estivesse recitando Drummond de Andrade.

De certa forma, até concordo, já houve diversos casos em que eu próprio já fui pego cantarolando canções e me deparando com a mesma situação satirizada no meme abaixo.



Mas... O inverso também é verdadeiro, claro. Quem nunca se surpreendeu com letristas que são verdadeiros gênios inspirados, descobrindo em algumas de suas canções, estrofes que são dignas de figurar em livros de poesia? Eu já. Diversas vezes, por sinal.

E para desmistificar a idéia de que nas letras de canções de língua estrangeira só há coisas sem o menor sentido, segue uma lista de alguns belos poemas escondidos em letras de canções. Aproveite a viagem musical e depois decida se a música em questão combina ou não com os versos declamados. :D

1. Gallapogos - Smashing Pumpkins

" Entalhe o seu coração
para sempre num velho carvalho
E me agarre em despedidas
e serenatas murmuradas. "


Há momento mais emblemático em uma relação a dois do que eternizar um amor entalhando em uma árvore as iniciais do casal? E os "nunca me deixes", "para sempre estarei contigo" repetidos no afã do momento? Essas são as despedidas e serenatas murmuradas meu caro. :)


2. Bloom - Paper Kittes


"Posso te levar para uma manhã
onde os campos são pintados de ouro,
e as árvores são preenchidas
com memórias de sentimentos nunca ditos?"



O mundo fantasioso de uma pessoa apaixonada é um mundo feliz, isso é certo. Por isso campos pintados de ouro e árvores que dão frutos de sentimentos que nunca foram ditos é pura poesia. Ponto para o Paper Kittes. :)


3. Cradled in love - Poets of the fall

" Fizemos uma aposta com este amor,
como a vela fez à tempestade,
com as ondas apressando-se a nos alcançar,
E já que lutávamos contra a maré,
fiz de você meu farol de salvação,
e para você fui a luz das estrelas... "



Eles se denominam os Poetas do Outono, quando as folhas caem, o nome da banda já remete ao que se vê em suas letras... Poético por essência ;)


4. Rewrite - Sia

"Você não me conhece
Você não pode me segurar
Irei escorregar de sua mão
Eu sou um único grão da areia
(...)
Eu sou um espaço vazio
Eu não posso ser trocada
Então quando você acabar com esse sonho
Delete, e comece a me reescrever"



Inominável, intocável, incompreensível... Digno de muitas representações não é? A Sia consegue transformar letra em Poesia, embora na grande maioria das vezes apenas a sua voz e a melodia da canção já façam todo esse trabalho sozinho. :P


5. The Special Two - Missy Higgins


"Eu lembro que um sábio uma vez me disse:
"essas mentiras vão te trancar e a verdade será a sua única chave"
Mas eu estava confortável e aquecida atrás do meu escudo,
E não pude ver que esse lugar poderia em pouco tempo se tornar o meu inferno."



Um poema em tom de desabafo é bem verdade, mas não deixa de ter o seu significado também. Intenso e verdadeiro, como a grande maioria das músicas da Missy Higgins.


E então? Lembrou de algum verso escondido em alguma canção?
Surpresas positivas também acontecem! :)
Aproveitem as canções e divirtam-se!


Nota: Irei editando o post a medida que for lembrando de mais algum trecho interessante escondido por ai. :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grave uma nova mensagem após o sinal.