terça-feira, 26 de agosto de 2014

O homem da Terra (The man from earth)

"No que chamo a minha primeira vida, envelheci até cerca dos 35...
Acabei por liderar o meu grupo. Eles me viam como um mágico. Nem sequer tive que lutar por isso. Depois veio o medo e me expulsaram. Pensaram que eu estava roubando suas vidas para continuar jovem. Nos primeiros mil anos, andei completamente confuso. Continuei a ser perseguido porque não morria, por isso fui me juntando a grupos que encontrei.

Continuei com a idéia de me mudar periodicamente. Nós éramos semi-nômades, seguindo o clima e os animais que caçávamos. Nos primeiros 2.000 anos estava frio. Aprendemos que era mais quente em locais mais baixos. O período Glacial final, presumo. Nós olhávamos para o céu e pensávamos. "Devem existir pessoas enormes lá em cima. Que fizeram isto tudo aqui em baixo." De início pensei que havia qualquer coisa errada em mim, talvez fosse mau, por não morrer, depois pensei se estaria amaldiçoado, ou talvez abençoado. Depois pensei que talvez tivesse uma missão...

Acabei por ir para o oriente. Fiquei curioso sobre o mundo.
Habituei-me a andar sozinho, aprendi a me misturar com os outros quando queria. Para o lado do nascer do Sol, pensei que podia ser mais quente lá. Foi então que vi um oceano. O Mediterrâneo provavelmente.
Foi no início da idade do bronze, segui as linhas de comércio do oriente, cobre, estanho, aprendi línguas pelo caminho. Em todo lado, mitos da criação, novos Deuses, tantos e tão diferentes.

Finalmente compreendi que eram... provavelmente todos mentira.
Fui Sumério durante 2.000 anos, e finalmente Babilônico sob as ordens de Hammurabi. Grande homem. E naveguei como Fenício durante algum tempo. Aprendi truques novos. Até fingi a minha morte algumas vezes. Continuei para o Oriente, para a Índia, felizmente no tempo de Buda. Felizmente... O homem mais extraordinário que conheci. Ensinou-me coisas nas quais nunca tinha pensado antes. Ele sabia que havia alguma coisa diferente em mim. Nunca lhe disse.

Tive a oportunidade de navegar com o Colombo, só que não sou do tipo aventureiro. Eu tinha a certeza que a Terra era redonda, mas nessa altura ainda achava que ele poderia cair da borda... Pois não interessa o quanto um homem viva, ele raramente conseguirá estar à frente do seu tempo."



Essse texto foi retirado de partes do dialogo do filme "The man from earth", do escritor Jerome Bixby , e trata da hitoria do personagem John Oldman (o nome é um trocadilho, claro). John relata a seus amigos que tem mais de 10 mil anos de vida, para espanto de todos, com informações precisas e veracidade, John consegue instaurar a dúvida, e o debate que se segue ao longo do filme é de longe um dos mais espetaculares que eu já vi.Vale a pena conferir.


Filme completo e legendado, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grave uma nova mensagem após o sinal.