segunda-feira, 21 de julho de 2014

One Shot, a técnica dos fortes.

Dos estilos de vídeos que mais me intrigam e chamam a minha atenção os One Shot's ganham disparadamente de todos os demais. Talvez o grau de dificuldade faça com que eles se tornem ainda mais valiosos.

Vou começar explicando o termo: One Shot, na tradução mais simplória, significa Tiro único. Ele se caracteriza por ser um tipo de filme (curta-metragem) que é gravado todo de uma só vez em uma única tomada.
Obs.: Essa técnica também é conhecida como Long take.

O que os tornam interessantes é o fato de que na grande maioria dos vídeos gravados usando esse tipo de técnica, muitos elementos adicionais são acrescentados, aumentando ainda mais o grau de dificuldade para que eles ao final de tudo consigam unir música e roteiro em um único vídeo sem nenhum tipo de erro durante a gravação.

Clique em mais informações para ver o post completo.




Ficou curioso? Tenho certeza que você já viu pelo menos um desses vídeos que eu irei apresentar como exemplo. Caso você ainda não tenha parado para prestar a atenção, assista novamente e pasme com a sincronia dos eventos de cada um deles. :D

1) My Hero - Foo Fighters
O Vídeo foi criado para homenagear os heróis anônimos do nosso dia a dia, ao longo dele, um rapaz resolve entrar em um prédio em chamas para salvar as pessoas do perigo eminente. Detalhe para a banda indo de comodo em comodo ao longo do vídeo para acompanhar a sequencia da historia.



2) Oração - A banda mais bonita da cidade
A música é bonitinha e o refrão é um verdadeiro chiclete, gruda e demora séculos para esquecer, o vídeo virou um verdadeiro viral em 2011 e inundou a timeline de muita gente, certamente você também já o viu. Nele a banda vai percorrendo a casa até se unir no lado exterior para, adivinhem? Cantar o refrão novamente. Argh... rs



3) There´s an Arc - Hey Rosseta
O que talvez você não saiba sobre o vídeo em Long Take tupiniquim é que ele é na verdade um plágio do vídeo do Hey Rosseta, que possui os mesmos elementos do anterior, a banda percorrendo a casa em um longo take, com a diferença que a música dessa vez é bem menos enjoadinha.



4) Ava Adore - Smashing Pumpkins
Mudando um pouco o estilo, mas mantendo a mesma técnica chegamos ao inconfundível e sinistro Billy Corgan e sua emblemática banda. Nesse vídeo o vocalista percorre vários set's de gravação com temáticas bem diferentes que vão desde um Hospital até festas Underground.


5) Lemon Law - Honig
Esse (até o momento da publicação do post) havia recém saído do forno, publicado no youtube em 21/07/2014, o vídeo que é todo feito em loop (câmera girando) mostra o vocalista interagindo com pessoas e situações distintas. Um vídeo bem interessante também.



6) Imitation of Life - REM
Já esse vídeo do REM pode facilmente ser considerado como o Long Take mais curto de todos os tempos, pois apesar do vídeo ter quase 4 minutos, a cena é de apenas 20 segundos. TUDO, absolutamente TUDO acontece nesses 20 segundos de cena. Porém, após a cena chegar ao fim ele é "rebobinado" e tudo começa novamente. Uma outra técnica é usada nesse vídeo, conhecida por Pan&Scan, ele dá enfase a um determinado acontecimento cada vez que a cena é re-exibida, mostrando novos detalhes que certamente você não percebeu antes. Um vídeo muito, muito intrigante.




Agora uma mostra do que NÃO é One Shot, mas que poderia ser facilmente confundido com um:


7) 
Sweetest Thing - U2
Clássico de uma das maiores bandas do mundo, porém, nesse vídeo houve pelo menos 3 tomadas, o que não tira a beleza da sincronia de todas as ações envolvidas no pedido de desculpas do senhor Bonno Vox, né?



Além desse vídeo do U2, Numb de 1993 também não foi gravado em uma única tomada, mas tem gente que jura até hoje que sim.

8) Bitter Sweet Symphony- The Verve
Você poderia jurar que o carinha ai do vídeo esteve andando sem parar por todo o clipe não é? Pode confessar, até eu também achava, mas na verdade foram precisos pelo menos 50 cortes de cena para editar esse vídeo D:


9) Virtual Insanity - Jamiroquai
Eu sei, também adoro esse vídeo, e o Jay Kay é realmente demais, mas infelizmente esse vídeo não vai figurar na lista de One Shot's do blog. Foram feitos inúmeros cortes durante a gravação para que o cantor pudesse andar por todo o cenário, inclusive pelas paredes! :D


10) Single Ladies - Beyonce
Também achava que senhora Jay Z dançou sem parar por todos os 3 minutos e 19 segundos do vídeo? RÁ, pegadinha do malandro! Não, não... Foram feitos cortes em determinados pontos estratégicos onde as dançarinas param e continuam em seguida, dando a impressão de que a coreografia foi feita continuamente, o que não é verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grave uma nova mensagem após o sinal.